logotipo da justiça federal do rs

Santiago

Instalação da subseção

Inicialmente, a Justiça Federal atuou no município de Santiago por meio de um posto avançado de Juizado Especial Federal, instalado no município em 15 de julho de 2004, e vinculado à Subseção Judiciária de Santa Maria. Criada pela Lei nº 10.772, de 21 de novembro de 2003, a primeira Vara Federal da Subseção Judiciária de Santiago foi implantada e instalada após a Resolução nº 84, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de 24 de novembro de 2006, ao mesmo tempo em que se deu a instalação do Juizado Especial Federal Avançado Adjunto (JEFA).

A cerimônia de instalação da Subseção aconteceu no dia 30 de novembro de 2006 e foi presidida pelo Desembargador Federal Paulo Afonso Brum Vaz, representando a Presidente do TRF4. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal José Francisco Görski, do Presidente em exercício da Câmara Municipal de Vereadores Marcos Fiorin Flores, do Presidente licenciado da Câmara Municipal de Vereadores Sandro Palma, da Diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul Juíza Federal Taís Schilling Ferraz, da Diretora do Foro Estadual Ana Paula Nichil, do Diretor-Geral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Clóvis Fernando Bem Brum, do presidente da OAB da Subseção de Santiago Aléssio Viero Neto. Prestigiaram ainda o evento juízes federais, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, advogados e a comunidade da região. Como primeira Diretora do Foro de Santiago foi nomeada a Juíza Federal Cristiane Freier Ceron, que também esteve presente no evento de instalação.

A servidora Laíse Algarve Celestino foi quem atuou no JEFA durante seu funcionamento no município, juntamente com mais duas estagiárias voluntárias. Após a instalação definitiva da Subseção em Santiago, manteve-se o número de dois estagiários, mas a equipe aumentou para o total de 20 servidores, ganhando a responsabilidade inicial sobre a tramitação de 1.050 processos redistribuídos da comarca estadual. 

Sedes

Confira os prédios que foram sede da subseção ao longo de sua história

A primeira sede locada da Justiça Federal foi no prédio da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com endereço na Rua Benjamin Constant, nº 155. Inicialmente, o edifício de 582,94 m² atendeu à demanda da Justiça, porém não era o ideal, sendo necessário um local maior e com layout menos vertical, que oportunizasse uma prestação de serviço público à comunidade com instalações mais acessíveis. Em 2010, a Justiça Federal de Santiago passou para a Rua Pedro Palmeiro, nº 1437, onde permanece até a atualidade.