Gestão da Memória

Dia da Memória do Poder Judiciário

O Dia da Memória do Poder Judiciário é comemorado em 10 de maio, data que “foi escolhida em referência ao Alvará régio de 1808, que criou a Casa da Suplicação do Brasil em seguida da transferência da família real portuguesa ao Rio de Janeiro. A simbologia da data reside no fato de representar espécie de “independência judiciária” do Brasil em relação a Portugal, pois a partir de então a maior parte dos agravos e apelações não mais foi encaminhada a Lisboa para julgamento”. (Manual de Gestão de Memória do Poder Judiciário, 2021, p. 77).

Resolução 316/2020

de 22 de abril de 2020

A data foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, por meio da Resolução nº 316/2020, para simbolizar a valorização da memória e celebrá-la em todo o judiciário brasileiro.

Celebrações na JFRS

Veja abaixo as atividades realizadas pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul
em comemoração ao dia da Memória​ do Poder Judiciário

2021

Vinte anos da Lei dos JEFs

banner exposição 20 anos da lei dos JEFS

Exposição virtual 20 anos da Lei dos JEFs

Os caminhos percorridos para implementação dos juizados são contados na exposição virtual “20 Anos da Lei dos Juizados Especiais Federais – Simplificando o processo, facilitando a vida”

Bate-papo sobre Memória e História dos JEFs

Para marcar a abertura da exposição virtual, foi realizado um bate-papo sobre Memória e História dos JEFs com uma estimulante fala do desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas. Emoção, reencontros e boas recordações também registraram presença.

Você pode assistir ao vídeo clicando no play, aqui ao lado.