Gestão da Memória

Arquivo e Gestão Documental

O arquivo da Justiça Federal do Rio Grande do Sul é formado por processos judiciais e documentos administrativos que registram o dia a dia da instituição e a atuação de seus colaboradores. Os processos judiciais contêm registros de fatos, ocorrências e demandas sociais de diferentes épocas, do período de 1890 (instalação da Justiça Federal em sua primeira fase) até os dias de hoje.

A gestão dos documentos envolve procedimentos e operações para a guarda adequada, localização e acesso, de modo que sejam garantidos direitos dos jurisdicionados,  relativos a processos findos, bem como preservadas informações relevantes para fins históricos, sociais e culturais.

Gestão documental e arquivo são competências do Núcleo de Documentação e Memória da Justiça Federal gaúcha, e contam com apoio e deliberação da Comissão Permanente de Avaliação Documental.

Processos Históricos

Muitos documentos estão descritos e podem ser consultados no AtoM da JFRS.

A pesquisa nos demais requer solicitação via e-mail ou telefone. Você pode encontrar nossos contatos no rodapé deste portal.

Acessar o AtoM da JFRS
Folha de arquivo processual
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