logotipo da justiça federal do rs

Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre

Sobre este Espaço de Memória

O Memorial foi criado em 07 de novembro de 2012 como espaço cultural de comunicação com a sociedade sobre a história e a construção da instituição no RS, visando sempre o futuro a ser desenhado, tendo como base o passado revisado. É um espaço de salvaguarda e memória, com o objetivo de comunicar à sociedade as competências, o modo de atuação e os resultados efetivos da JFRS, demonstrando seu valor como instituição que materializa o conceito de Justiça junto aos cidadãos. É um local de visibilidade ao que acontece dentro da Justiça Federal, a partir de sua história e dos vestígios contextualizados com a sociedade. Através de exposições temporárias e temáticas contextualizadas com os processos históricos, é possível fazer a mediação do saber jurídico junto à sociedade.

Missão

Divulgar, incentivar e amparar por todos os meios possíveis, a preservação da história e do patrimônio cultural da JFRS e do povo gaúcho.

Visitação

Este Espaço de Memória localiza-se no 9º andar, ala sul, do edifício-sede da Justiça Federal gaúcha. Conta com um Espaço Expositivo na ala oeste, no mesmo andar, também destinado a exposições temporárias, mostras artísticas e eventos culturais.

O Memorial da Justiça Federal RS e o Espaço Expositivo são abertos ao público no horário das 13h às 18h. Visitas também podem ser agendadas através do e-mail ou telefone. Você pode encontrar nossos contatos no rodapé deste portal.

Galeria de Fotos

Confira fotos de exposições realizadas no espaço de memória