logotipo da justiça federal do rs

Santana do Livramento

Instalação da subseção

Criada pela Lei nº 8.424, de 19 de maio de 1992, a primeira Vara Federal de Santana do Livramento teve sua instalação aprovada pela Resolução do Tribunal Regional Federal da 4ª Região nº 01, de 1º de fevereiro de 1993, e implantada graças à Resolução do Tribunal Regional Federal da 4ª Região nº 54, de 30 de agosto de 1993.

A solenidade de inauguração aconteceu no dia 11 de setembro de 1993 e foi conduzida pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Gilson Langaro Dipp. Estiveram presentes na cerimônia o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, Juiz Federal Vilson Darós e demais autoridades. O primeiro Diretor do Foro foi o Juiz Federal Alexandre Gonçalves Lippel.

Em 2002, junto da inauguração das novas instalações da Justiça Federal na Rua Sete de Setembro, nº 920, houve a instalação do Juizado Especial Federal Cível Adjunto de Santana do Livramento.

Decisões judiciais

Confira algumas das decisões judiciais de grande relevância proferidas na subseção

Sedes

Confira os prédios que foram sede da subseção ao longo de sua história

A Justiça Federal em Santana do Livramento passou por várias sedes ao longo de sua trajetória. A primeira delas se deu no ato da instalação da Vara Federal na cidade, em 1993, na Rua das Andradas nº 375, no primeiro andar da antiga sede da Associação Rural. Em 1996, a estrutura da Justiça Federal foi remanejada para o endereço na Rua Silveira Martins, nº 1257, em construção que atualmente pertence à Polícia Federal. Alguns anos mais tarde, em 2002, uma nova sede, desta vez na Rua Sete de Setembro, nº 920. Tratou-se de um prédio de dois andares próximo à Praça General Osório, um dos pontos turísticos de Santana do Livramento, e que também está perto da prefeitura do município.

A quarta sede da Justiça foi instalada na Avenida João Pessoa, nº 788, sendo extremamente próxima à linha divisória com o Uruguai – o país vizinho é localizado literalmente do outro lado da rua. Em 2019, a quinta e atual sede de Santana do Livramento começou a ser construída, tendo sido entregue no ano seguinte, quando foi ocupada pelos servidores e magistrados federais. A grande inovação desta sede se dá em seu projeto de construção sustentável, onde o impacto ao meio ambiente gerado pela manutenção do prédio foi calculado de maneira a ser o menor possível. Isso fez parte do Projeto Futuridade, iniciado em 2018, reunindo servidores e magistrados para trabalhar com objetivo de tornar a JFRS cada vez mais ambientalmente responsável.

Localizada na Rua Silveira Martins, nº 742, a atual sede foi projetada no terreno do antigo 1º Tabelionato, e pronta para a adaptação da estrutura a diferentes necessidades operacionais no futuro. Também em termos de sustentabilidade, todas as luminárias são com lâmpadas LED, existindo sensores de presença para acionamento da iluminação em escadas e sanitários, além de painéis solares que proporcionam energia para a construção inteira. Outros aspectos são sustentáveis e visam a economia de recursos, como os equipamentos de ar condicionado que possuem selo de eficiência energética classe “A” e as torneiras que contam com dispositivos economizadores de água. Para facilitar o acesso ao prédio por parte de servidores, magistrados e sociedade civil, construiu-se também bicicletário e vestiários para ciclistas. A acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência também foi pré-requisito para a construção.