logotipo da justiça federal do rs


Novo Hamburgo


Instalação da subseção

 

A Subseção Judiciária de Novo Hamburgo recebeu sua primeira Vara Federal (então chamada de Vara Única) em 13 de setembro de 1993. A Unidade em si foi criada pela Lei nº 8.424, de 19 de maio de 1992, sendo sua instalação aprovada pela Resolução do TRF4 nº 01, de 01 fevereiro de 1993. Sua implantação foi determinada pela Resolução do TRF4 nº 57/1993.

A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo Desembargador Federal Gilson Langaro Dipp, Presidente do TRF4, acompanhado do Juiz Federal Vilson Darós, Diretor do Foro da SJRS. A Juíza Federal Taís Schilling Ferraz foi nomeada a primeira Diretora do Foro da Subseção, sendo também a primeira magistrada da Vara Federal.

A primeira petição foi protocolada na Subseção de Novo Hamburgo pelo Dr. Adalberto Alexandre Snel, às 13 horas do mesmo dia da inauguração, e tratava-se de um mandado de segurança.

Adalberto Alexandre Snel foi o proprietário da carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nº 1665. Faleceu em 2021 aos 94 anos de idade.

Design sem nome

Eventos

Veja abaixo alguns eventos rememorados por membros das equipes que atuam ou atuaram na subseção

Entre os eventos marcantes da Subseção, destacam-se suas comemorações de aniversário. Em 2013, durante o vigésimo aniversário, a celebração foi realizada com direito a um jantar antecedido por coquetel, o que ocorreu na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo.   

O aniversário de 25 anos da Subseção de Novo Hamburgo foi também muito especial, celebrado em uma quinta-feira, dia 13 de setembro de 2018. Foram realizadas homenagens a servidores, além de uma roda de conversa com magistrados e servidores, momento em que recordaram aspectos marcantes de suas trajetórias junto à JFRS. Participaram da conversa o Dr. Eduardo Gomes Philippsen, então Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Novo Hamburgo, e os Juízes Federais Taís Schilling Ferraz, Alexandre Rossato da Silva Ávila e Gustavo Schneider Alves, além dos servidores Silvia de Castro Pereira e Clóvis Silveira dos Santos. Prestigiando o evento estiveram presentes servidores, magistrados e outras autoridades.

Histórias

Momentos curiosos das equipes da Justiça Federal

Confira algumas das decisões judiciais de grande relevância proferidas na subseção

Confira os prédios que foram sede da subseção ao longo de sua história

A Subseção iniciou suas atividades em setembro de 1993 e, à época, apenas oito servidores atuavam na então Vara Única, sob a jurisdição da primeira magistrada federal de Novo Hamburgo Juíza Federal Taís Schilling Ferraz. São eles: Ana Olinda Vilanova, Ana Paula Velho Rigo, Cassius Bonotto Guerra, Clóvis Silveira dos Santos, Jândia J.T. Martins da Rocha, Marilise Seifert, Sílvia de Castro Pereira e Zaeli Simas dos Santos.

Fomos extremamente bem recebidos e bem tratados pela comunidade.
Taís Schilling Ferraz
Juíza Federal

 

A magistrada se recorda como os processos chegavam em caminhões para processamento na Vara Federal. Com o crescimento da demanda, porém, não demorou a surgirem outras Varas, como a 2ª e a 3ª, instaladas em 1998.

Entre tantas pessoas, muitas histórias surgiram e repercutiram com o passar dos anos. A servidora Silvia de Castro Pereira, primeira Diretora de Secretaria e já aposentada, lembrou-se durante o evento de aniversário dos 25 anos da Subseção, das noites de serão “descascando os abacaxis dos processos, trabalhando em conjunto com a Dra. Taís”. Silvia também falou sobre a dedicação das pessoas que trabalharam para construir a Subseção, tornando-a mais do que um simples ambiente profissional, e sim um local de confraternização, de trocas de experiências e de muita amizade.

Equipe da Vara Única da Justiça Federal de Novo Hamburgo. Fileira de trás, da esquerda para direita: Maurício Everton Flores, Ricardo Hannecker, Cassius Bonotto Guerra, Hélio Eloi Fontoura Strasburger, Paulo Luiz Vidor, Maurício Noschang. Fileira da frente, da esquerda para direita: Jândia Jacyra Telles Martins da Rocha, Ana Olinda Vilanova, Silvia de Castro Pereira, Marlise Seifert, Vera Terezinha Vieira Raupp, Adelino João Wagner, Rosilei Rodrigues da Silva, Luciana Pandolfo, Zaeli Simas dos Santos, Maria Luiza Kraemer, Letícia Maria Rocha Almeida, Ana Paula Velho Rigo, Clóvis Silveira dos Santos.
Para mim, a Justiça Federal de Novo Hamburgo é uma grande família. Aqui, temos a possibilidade de prestar homenagens àqueles que estiveram com a Justiça Federal, porém que já faleceram.
Clóvis Silveira dos Santos
Servidor
Eu não tenho filhos, mas a Justiça Federal em Novo Hamburgo é a minha filha.
Silvia de Castro Pereira
Servidora aposentada

Decisões Judiciais

Sedes

 

A primeira sede da Justiça Federal em Novo Hamburgo foi instalada em prédio cedido pela Prefeitura, na Av. Pedro Adams Filho nº 4007, em 1993. Em setembro de 1994 houve mudança de endereço da sede para a Rua Frederico Linck, nº 790. E em outubro de 1996 houve mais uma mudança: a terceira sede da Subseção de Novo Hamburgo foi inaugurada no endereço situado à Av. Pedro Adams Filho, nº 5757.

Atualmente a sede da Justiça Federal no município está localizada na Rua Bayard de Toledo Mércio, nº 220, no Bairro Canudos, junto ao Centro Administrativo Leopoldo Petry. Foi inaugurada em 17 de junho de 2009, mas seu projeto arquitetônico foi idealizado em 2003, incluindo várias iniciativas de sustentabilidade, desde o reaproveitamento de água das chuvas, até a maximização da iluminação natural, além da utilização de materiais de construção extraídos da natureza com certificação – gerando menor impacto ambiental possível – e de medidas voltadas para a qualidade solo ao redor das instalações.

A solenidade de inauguração da sede atual contou com a presença da então presidente do TRF4, Desembargadora Sílvia Maria Gonçalves Goraieb, do Diretor do Foro da SJRS, Juiz Federal Hermes Siedler da Conceição Júnior, do Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Novo Hamburgo, Juiz Federal Alexandre Rossato da Silva Ávila, além de demais autoridades locais.