logotipo da justiça federal do rs

Erechim

Instalação da subseção

Criada pela Lei nº 10.772/2003, a Vara Federal de Erechim foi implantada pela Resolução TRF4 nº 53/2005. A solenidade de instalação da Justiça Federal em Erechim foi realizada no dia 17 de maio de 2005, conduzida pelo Desembargador Federal Nylson Paim de Abreu e pela Juíza Federal Salise Monteiro Sanchotene, Diretora do Foro da Justiça Federal do Rio Grande do Sul.

O primeiro Juiz e Diretor de Foro da Subseção Judiciária foi Luiz Carlos Cervi. Além dele, servidores pediram remoção para atuar na unidade e isso foi suficiente para dar início às atividades.

a imagem mostra as duas páginas da ata de instalação com o texto e as assinaturas
Ata da Instalação da Vara do Juizado Especial Federal Cível e Previdenciário, atual 2ª Vara Federal de Erechim, 06/02/2013

A Justiça Federal foi muito bem recebida pela sociedade local. A população passou a contar com o serviço mais próximo, sem a necessidade dos deslocamentos que ocorriam até a cidade de Passo Fundo.

Ao final do primeiro ano de trabalho, a Subseção Judiciária contabilizou aproximadamente cinco mil e quinhentos (5.500) processos judiciais distribuídos.

Com o passar dos anos e com o aumento da demanda, foi necessária a criação de mais uma Vara Federal — Vara do Juizado Especial Federal Cível e Previdenciário, atual 2ª Vara Federal de Erechim. Implantada pela Resolução nº 111/2012 do TRF4, foi instalada em 06 de fevereiro de 2013. Iniciando suas atividades já com um volume expressivo de processos redistribuídos da 1ª Vara, foi necessário união e empenho da equipe da 2ª Vara para o sucesso da nova estrutura.

Decisões judiciais

Confira algumas das decisões judiciais de grande relevância proferidas na subseção

Operação Saúde, conflitos indígenas e benefícios previdenciários
Operação Saúde, conflitos indígenas e benefícios previdenciários

A Operação Saúde, que teve grande repercussão na mídia, visava apurar a ocorrência de fraude nas licitações de medicamentos em mais de 500 prefeituras do país e envolvia três grupos empresariais de um município gaúcho. Foram iniciados mais de quinhentos inquéritos policiais decorrentes da operação, com a prisão de diversas pessoas à época, e o bloqueio de diversos bens dos envolvidos.

Na Subseção também foram julgados conflitos indígenas ocorridos em diversas terras indígenas; alguns crimes, que levaram à realização de dois tribunais de júri na Subseção de Erechim.

foto mostra uma prateleira cheia de medicamentos

Todos os processos judiciais impactam as pessoas envolvidas de alguma forma, com destaque para as concessões de benefícios previdenciários e as ações cíveis de isenção de imposto de renda. No ano de 2019, um pedido de aposentadoria por tempo de contribuição foi decidido no prazo de uma semana após a propositura na Subseção, como resultado da eficiência e empenho dos próprios colaboradores e dos demais envolvidos no processo judicial.

Operação Saúde, conflitos indígenas e benefícios previdenciários
previous arrow
next arrow

Sedes

Confira os prédios que foram sede da subseção ao longo de sua história