logotipo da justiça federal do rs

Bagé


Instalação da subseção

O município de Bagé recebeu sua primeira Vara Federal em 10 de setembro de 1993, criada pela Lei nº 8.424, de 19 de maio de 1992. A aprovação da instalação ocorreu pela Resolução do Tribunal Regional Federal da 4ª Região nº 1, de 1º de fevereiro de 1993, e a implantação se deu pela Resolução do TRF4 nº 55, de 30 de agosto de 1993).

A solenidade de instalação foi presidida pelo Desembargador Federal Gilson Langaro Dipp, Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O Juiz Federal Vilson Darós, Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul estava acompanhado do Juiz Federal Luiz Cláudio Flores da Cunha, que foi o primeiro Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Bagé.

Veja abaixo alguns eventos rememorados por membros das equipes que atuam ou atuaram na subseção

Eventos

Decisões judiciais

Sedes

Atentos aos efeitos que a crise sanitária causada pela pandemia do Covid-19 provocou no município de Bagé, juíza, servidores e estagiários da Justiça Federal se mobilizaram, mesmo à distância, em uma ação solidária voltada para uma instituição de geriatria. A iniciativa surgiu em decorrência do agravamento da pandemia na cidade e de todas suas repercussões socioeconômicas dentro da comunidade. Assim, foram arrecadadas mais de 1500 fraldas geriátricas, além de leite e itens de vestuário, que foram entregues ainda em 2020.

Confira algumas das decisões judiciais de grande relevância proferidas na subseção

Confira os prédios que foram sede da subseção ao longo da história

 

A primeira sede da Justiça Federal de Bagé foi localizada na Rua General Neto nº 19, no Edifício Ibagé, e contou inicialmente com 09 servidores.

A segunda sede da Justiça Federal de Bagé foi inaugurada em 1998 e com funcionamento até 2011, localizada na Rua General Osório, 900.

Em maio de 2011 foi inaugurada a mais recente sede no município. A cerimônia foi conduzida pelo então presidente do TRF4, Desembargador Federal Vilson Darós, e contou com a presença dos juízes federais Marcelo De Nardi e Loraci Flores de Lima, respectivamente diretores de Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) e da Subseção de Bagé. Também compareceram autoridades locais, representantes da Caixa Econômica Federal, advogados e representação seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).