logotipo da justiça federal do rs

O XI Seminário de Estudos Históricos, “A democracia ainda é a questão: reflexões sobre a ditadura civil-militar e a Comissão Nacional da Verdade”, na Universidade FEEVALE, foi realizado em Novo Hamburgo, no período de 16 a 19 de setembro de 2013.

A exposição teve como finalidade a reflexão sobre os desafios colocados para a pesquisa e o ensino de História. Essa reflexão partiu dos novos objetos de estudo estabelecidos a partir de análises e pesquisas realizadas sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil e sobre os desafios para a construção e a consolidação da democracia brasileira. 

O Memorial da JFRS representou a Justiça Federal do RS no evento e o Juiz Federal, então diretor do Foro, Dr. José Francisco Andreotti Spizzirri, participou da abertura oficial do evento, explanando a história e a trajetória da Justiça Federal do Rio Grande do Sul.

Também tivemos a participação do servidor Dailor dos Santos, da 2ª Vara Federal de Novo Hamburgo. Este dedicou sua dissertação de mestrado em Direito Público ao tema em questão e apresentou seu trabalho com base no artigo publicado na primeira edição da revista “Autos & Baixas” da JFRS: “O passado que repousa nos acervos do Poder Judiciário: a (re)afirmação do Direito à Memória”.

Além disso, foram realizadas exposição de autos findos, em meios físicos e digitais, relacionados ao tema e à época da ditadura militar, e demonstração do sistema Ica-Atom, disponível na internet como meio de pesquisa aos autos históricos.

Com isso, o evento criou uma oportunidade para divulgação e exposição de fragmentos de processos digitalizados que abordam a temática dos chamados “Anos de Chumbo”, bem como disponibilização no sistema Ica-Atom (Conselho Internacional de Arquivos – Acesso à Memória) para consulta ao acervo histórico da JFRS, já acessível no Portal da JFRS.