logotipo da justiça federal do rs

No dia 9 de abril, em celebração ao 252º aniversário da cidade de Porto Alegre, o Memorial da Justiça Federal do RS promoveu a aula aberta “Porto Alegre na Década de 1820”. Durante o evento, foi oficialmente apresentada a versão digital recuperada da cópia de 1884 do desaparecido Mapa de Porto Alegre, elaborado pelo Ce. Joze Pedro Cezar entre 1820 e 1825, considerado o registro cartográfico mais antigo da capital gaúcha.

O mapa foi encontrado em um processo histórico da Justiça Federal, restaurado posteriormente pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS).

Diretora do Foro, Juíza Federal Carla Justino Hendges, recebe oficialmente o mapa recuperado digitalmente das mãos do Presidente do IHGRGS, Dr. Miguel do Espírito Santo e do pesquisador e palestrante Prof. Dr. Ronaldo Marcos Bastos

A proposta da aula aberta era de imersão na Porto Alegre durante a década de 1820, por meio de imagens exclusivas da cidade. A aula iniciou com o Prof. Dr. Ronaldo Marcos Bastos, pesquisador e mebro do IHGRGS. Fazendo uma análise iconográfica do mapa, usando a combinação de fotos com pontos específicos do mapa.

Para finalizar a imersão, foi feita uma análise cartográfica do mapa pela Profª Dra. Daniela Marzola Fialho, arquiteta e doutora em história pela UFRGS e Maria Fernanda Kill, Bolsista de Iniciação Científica de Arquitetura.

Mapa original encontrado no processo da Família Couto.
Mapa restaurado digitalmente pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Baixe o mapa clicando em "download".

Confira as fotos do Evento