logotipo da justiça federal do rs
Sequencia de fotos , uma embaixo da outra: a primeira com um quadro escrito: "Em julho de 2013, foi oficializado o termo de parceria entre a Justiça Federal do Rio Grande do Sul e o Arquivo Nacional / Ministério da Justiça visando ao compartilhamento de informações púbicas constantes no acervo da JFRS, que versam sobre direitos humanos e indenização do Estado, no período da ditadura militar". Logo abaixo, na segunda foto, há um jornal com a chamada "Advogado liderava quadrilheiros" , com uma reportagem a respeito (não legível na foto). Ma terceira foto , há um processo exposto .

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul promoveu entre os dias 14.03 e 14.04.2014 a exposição “Quero falar de uma Coisa”, propondo uma reflexão sobre os 50 anos da instauração do regime militar no país.

Nesta exposição, a população teve acesso a processos (físicos e digitalizados) relacionados ao período. Vídeos, jornais e fotos ilustraram o contexto histórico, político e social da época, no Rio Grande do Sul. As descrições dos autos em exposição, garimpados pela equipe do Núcleo de Documentação e Memória da JFRS, foram entregues ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e repassadas à Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Além das ações judiciais, informações sobre quatro processos administrativos também foram encaminhados.

Durante o período do evento, o Memorial recebeu a visita do Professor Doutor Enrique Serra Padrós, da UFRGS, estudioso do período ditatorial brasileiro, bem como de estudantes de escolas e universidades.

Foto de uma moça de camisa listrada, com uma bolsa vinho, rabo de cavalo; ela está de costas olhando / lendo a descrição de um processo exposto sobre uma mesa de madeira . Ao fundo, na parede, há uma foto/adesivo com prédios e construções.