Participação do Memorial da JFRS na 7ª Primavera dos Museus, mediante concurso fotográfico com a temática “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”
A Primavera dos Museus é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país, o Instituto Brasileiro dos Museus/Ibram e o Ministério da Cultura/MINC, cujas programações são pensadas em torno de um mesmo tema. A partir do tema proposto pelo Instituto, os museus brasileiros são convidados a elaborar programações especiais para o início da primavera.
Essa ação cultural acontece anualmente desde 2007. Entre os dias 23 e 29 de setembro/2013, a 7ª edição teve como tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”, promovendo uma nova forma de se pensar a respeito da conservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, considerando o processo de musealização como estratégia de preservação – seja ela material ou imaterial. Tal temática também abordou questões que ajudam a ampliar o olhar sobre a cultura afro.
Considerando que o tema norteador do evento refletiu uma das competências da Justiça Federal – resolução de conflitos e a manutenção dos direitos das comunidades tradicionais, entre elas as quilombolas –, criou-se a oportunidade de dar maior enfoque à questão.
Tendo participado pela primeira vez desta ação nacional, O Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, mediante concurso fotográfico com a temática abordada na 7ª Primavera dos Museus, contou com a participação de candidatos de todo o país, cujas fotos inscritas ilustraram a exposição elaborada pelo Memorial, com resultados positivos diante de um público receptivo.
Nesta 7ª edição houve a participação de aproximadamente 900 museus de todo o Brasil, sendo oferecidas aproximadamente 2,6 mil atividades, dentre oficinas, exposições, visitas guiadas e outros eventos.