logotipo da justiça federal do rs

A primeira Sala de Memória Institucional da Justiça Federal no interior do estado foi inaugurada em 22 de junho de 2015 na Subseção Judiciária de Rio Grande, com a exposição “Do Porto à Plataforma – O Desenvolvimento da Cidade de Rio Grande e a Presença da Justiça Federal”.

Espaço do memorial Rio Grande: mesas com expositores de vidro embutidos no topo. Há 3 mesas em forma de U; dentro desses expositores, processos, documentos e descrições a respeito. Na parede à esquerda, de cor azulada, há pequenas fotos e uma placa pendurada (não é possível ler o que está escrito). Logo após, três bandeiras em mastros: a do Rio Grande do Sul, a do Brasil e a de Rio Grande. Ainda junto à parede, uma estante com livros. Na parede que segue, oposta à foto, uma estante menor, com livros e uma porta dupla de entrada; ao lado desta um extintor de incêndio. Há uma outra mesa próxima à entrada de frente com um processo exposto; ao lado deste uma máquina de escrever. Observa-se um tapete vermelho no piso claro.

Resultado dos esforços da Comissão de Memória local e do Núcleo de Documentação e Memória, o espaço abriga processos judiciais, documentos e objetos que refletem a trajetória da primeira Subseção instalada no interior gaúcho e, principalmente, de sua sociedade.

Uma parede com uma imagem grande ,em preto e branco, de um Porto. Título da imagem: "Do Porto à Plataforma". À frente, 4 cubos coloridos (verde, vermelho, marrom) sobrepostos. Atrás desses cubos uma mesa com manto azul ; sobre esta, dois processos abertos em um expositor.