logotipo da justiça federal do rs

Exposição comemorativa ao aniversário de 250 anos da capital gaúcha, celebrado em 26 de março de 2022 que apresentou monumentos da cidade, projeto de preservação do patrimônio cultural e processos judiciais relativos ao assunto.

Os monumentos foram criados por artistas consagrados, como: Antônio Caringi, Luís Sanguin e André Arjonas. Algumas das obras foram vandalizadas, prejudicando o conhecimento histórico-artístico sobre um legado que pertence a todos os cidadãos porto-alegrenses. Outras foram alvos de furto ou roubo, levando ao desaparecimento de obras fundamentais para o conhecimento histórico da capital.

A exposição contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que tem feito a remoção de monumentos depredados de seus locais de origem, ora substituindo-os por réplicas. Também foi parceiro o Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LDSM) da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que vem promovendo ações de preservação e divulgação do patrimônio cultural com a utilização da tecnologia 3D na digitalização de monumentos, tornando possível a produção de réplicas detalhadas das obras e sua ampla divulgação.

Além de comemorar os 250 anos da cidade-sede da Justiça Federal do RS, a mostra objetivou abrir espaço para reflexões sobre as relações estabelecidas entre a cidadania, o patrimônio cultural e a atuação da Justiça Federal. Processos históricos do acervo do Memorial da JFRS foram apresentados na mostra.