logotipo da justiça federal do rs
Espaço do Memorial ocupado por um público sentado (para receber a certificado de naturalização da Dra. Graziela Cristine Bündchen) . A Dra. está de costas para foto (de frente para o público sentado) e veste um vestido azul escuro com pequenos detalhes brancos. Mais ao fundo da foto, algumas pessoas em pé observando o evento.
Dra. Graziela Cristine Bündchen entregando o Certificado de Naturalização.

Os desafios contemporâneos enfrentados por migrantes e refugiados, bem como o processo de naturalização, foram abordados neste evento, com o objetivo de apoiar e promover a disseminação de informações quanto às garantias e direitos dos migrantes e refugiados, oferecendo espaço para ampliação de debates acerca da prevenção da violação de garantias e à promoção dos direitos. O Memorial ilustrou tais questões tendo sido contemplado com a solenidade de entrega do Certificado de Naturalização: doze pessoas que, por motivos diversos, abdicaram de suas nacionalidades originárias para se tornarem brasileiros.

Exposições

Durante o mês de junho, aconteceu o Ciclo de Cinema e Debate: Direitos humanos e Origem Nacional, sendo realizadas sessões semanais nas universidades parceiras do evento, seguidas de palestras.

Nos dias 05 e 06 de julho, foi realizado um mutirão voltado à orientação legal de migrantes e refugiados, em parceria com o Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados da Ufrgs (Gaire) e o Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados da PUCRS (Sadhir), com o objetivo de oportunizar a esse público, considerado vulnerável, maior conhecimento sobre a legislação brasileira, seus direitos e deveres, e oferecer condições para sua inclusão no país que escolheram para viver. Foram esclarecidas dúvidas acerca de pedidos de naturalização e de nacionalização, vistos, previdência, casamento, acesso à educação e à saúde, entre outras questões.

Instituições Parceiras

DPU
TRE
Seção Judiciária de SC
TJRS
Seção Judiciária do Paraná
TRF4
TRT4
FEEVALE Fundação Escola Superior do Ministério Público, Uniritter, a PUC e a UFRGS
Fundação Escola Superior do Ministério Público
Uniritter- Laureate International Universities
PUC
UFRGS
Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos
Gaire/Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados
SADHIR – Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados da PUCRS Associação Antônio Vieira/ASAV