logotipo da justiça federal do rs
Gestão da Memória

Dia da Memória do Poder Judiciário

O Dia da Memória do Poder Judiciário é comemorado em 10 de maio, data que “foi escolhida em referência ao Alvará régio de 1808, que criou a Casa da Suplicação do Brasil em seguida da transferência da família real portuguesa ao Rio de Janeiro. A simbologia da data reside no fato de representar espécie de “independência judiciária” do Brasil em relação a Portugal, pois a partir de então a maior parte dos agravos e apelações não mais foi encaminhada a Lisboa para julgamento”. (Manual de Gestão de Memória do Poder Judiciário, 2021, p. 77).

Resolução 316/2020

de 22 de abril de 2020

A data foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, por meio da Resolução nº 316/2020, para simbolizar a valorização da memória e celebrá-la em todo o judiciário brasileiro.

Celebrações na JFRS

Veja abaixo as atividades realizadas pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul
em comemoração ao dia da Memória​ do Poder Judiciário

2022

55 Anos de Reinstalação da Justiça Federal no RS

Capa do livro JFRS 55 anos
Clique para acessar o livro em PDF

No dia 09 de maio foi realizado evento em comemoração aos 55 anos de reinstalação da Justiça Federal no Rio Grande do Sul. A solenidade destacou a atuação de seu corpo funcional e homenageou magistrados e servidores abrindo espaço para um evento que trouxe arte, música, cultura e história. O Quarteto VOE, formado por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), agradou a todos com um repertório variado e a apresentação teatral da Cia. Stravaganza emocionou o público encenando o relato da juíza federal Clarides Rahmeier, que participou da produção do livro JFRS: Relatos de uma História em Transformação”, lançado no evento para marcar o Dia da Memória do Poder Judiciário (10/maio), celebrado na mesma ocasião. O livro registra a memória oral da instituição através de 31 textos escritos por magistrados, magistradas, servidores e servidoras. Os relatos trazem aspectos desconhecidos da história institucional, mas extremamente ricos para compreender como a JFRS foi formada e construída pelo trabalho, motivação e comprometimento das pessoas.

Portal de Memória da JFRS

Também para marcar o dia, foi lançado o Portal de Memória da JFRScriado para reunir, registrar e divulgar conteúdos referentes à memória da instituição e de seu público. No site, é possível conhecer a história da Justiça Federal gaúcha, sua interiorização pelo estado, seus espaços físicos de memória e as personalidades que fizeram e fazem parte dessa trajetória, exposições e eventos já realizados. A Juíza Federal Andréia Castro Dias Moreira, Presidente da Comissão de Memória, fez uma breve apresentação do Portal.

Momento do lançamento do Portal de Memória da JFRS

Assista à reprise do evento pelo canal oficial da JFRS no Youtube:

2021

Vinte anos da Lei dos JEFs

banner exposição 20 anos da lei dos JEFS

Exposição virtual 20 anos da Lei dos JEFs

Os caminhos percorridos para implementação dos juizados são contados na exposição virtual “20 Anos da Lei dos Juizados Especiais Federais – Simplificando o processo, facilitando a vida”

Bate-papo sobre Memória e História dos JEFs

Para marcar a abertura da exposição virtual, foi realizado um bate-papo sobre Memória e História dos JEFs com uma estimulante fala do desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas. Emoção, reencontros e boas recordações também registraram presença.

Você pode assistir ao vídeo clicando no play, aqui ao lado.